quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cantando História

Tremendão é o melhor amigo do Rei

O cantor e compositor Erasmo Esteves, popularmente conhecido como Erasmo Carlos formou parceria com Roberto Carlos, certamente uma das maiores na história da MPB. Junto com Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções, gravadas tanto por Roberto Carlos quanto por inúmeros outros cantores.
O Tremendão já vendeu mais de 100 milhões de cópias em seus 50 anos de carreira, quanto em termos de regravações, feitas por artistas de todo o Brasil e do exterior.
Início da carreira
Erasmo e Roberto em início de carreira
Erasmo conhecia Tim Maia desde a infância, entretanto a amizade só viria na adolescência por conta da febre do rock n’ roll.
Em 1957, Tim Maia montou a banda The Sputniks, formada por ele - TimMaia, Arlênio Lívio, Wellington Oliveira e Roberto Carlos. Após uma briga entre Tim e Roberto, o grupo foi desfeito, Arlênio resolveu chamar Erasmo e outros amigos para formarem o grupo vocal “The Boys of Rock”.
Por sugestão de Carlos Imperial o grupo passou a se chamar The Snakes, e acompanhavam tanto Roberto Carlos quanto Tim Maia em seus respectivos shows. Erasmo foi apresentado a Roberto por Arlênio, e a amizade se formou a parir do momento em que perceberam que tinham muitas afinidades, al´me das musicais, gostavam dos mesmo artistas, torciam para o mesmo time, etc.
Erasmo resolveu adotar o nome Carlos no nome artístico em homenagem ao Roberto Carlos e a Carlos Imperial.
Antes de seguir carreira solo, Erasmo fez parte do banda Renato e seus Blue Caps.
Participou efetivamente junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde imitava as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley. Seus maiores sucessos como cantor nessa fase foram “Gatinha Manhosa” e “Festa de Arromba”.
Erasmo Carlos comemorando seus 50 anos de estrada
No início dos anos de 1980, Erasmo Carlos lançou um projeto ambicioso. Erasmo Convida foi pioneiro no Brasil. Foram 12 canções interpretadas em dueto com artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Caetano Veloso e Jorge Ben. A faixa de abertura do álbum foi a que teve maior destaque nas rádios: a regravação de “Sentado à Beira do Caminho”, com a participação do parceiro Roberto Carlos nos vocais.
Em 2007, Erasmo novamente lançou um disco no qual recebe convidados. Erasmo Convida, Volume II apresenta novos encontros musicais em que Erasmo interpreta parcerias dele com Roberto. Adriana Calcanhoto, Lulu Santos, Simone, Marisa Monte, Milton Nascimento e as bandas Skank e Los Hermanos estão entre os convidados. A faixa de maior destaque nas rádios é “Olha”, cantada com Chico Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário