domingo, 3 de julho de 2011

As aventuras de Quirino

Para ler ouvindo: Ai qui saudade de Ocê*, com Fábio Jr. do CD Fábio Jr. de 1992.


O meu último post escrevi sobre o passado, minha época de pré-escola, quando estudava com figuras do nipe de Dogrinha, Shorusgol, Côcoréba e Vagu inho, figuraças essas que “exclusive” foram citadas, só não citei mais gente porque não me lembro de todos...rs, foi mal galerinha.
Mas...meu amigo Rogério, com quem estudei nas 7ª e 8ª séries, me fez lembrar do Adelrino, vulgo “Quirino” (mais fácil de pronunciar), um nêgo muito especial, gente finíssima, tipo o cara mais velho da turma, mas que todos gostavam muito (menos de quando ele jogava futebol no recreio, pois voltava com um cheiro diferente...). Um cara esforçado, que morava longe para dedéu, mas pegava busú bem cedinho pra conseguir estar na escola por volta das 7 da matina (quem conhece Paraibuna-cidade de gente bonita, consegue entender que quem mora no bairro Alto da Serra e estuda no Coronel Eduardo...se phode pra conseguir estar no colégio no primeiro horário).
Mas agora chega de encher a bola do Quirino, o negócio aqui é lembrar as aventuras dele com os desenhos animados de seus personagens, confeccionados por mim, Caranguejo, com roteiro e ideias de Adriano Colau. Nunca chegou a ser lançada a primeira edição do gibizinho do “Quirino”, uma injustiça, pois já existem o do Pelézinho, Ronaldinho Gaúcho, e até do Maradonna. E por que não o do “Quirino” com seus mais variados personagens como o “Quirino Dimião e a fivela de pião” (assim mesmo, com a letra “i”), “Quirino Slash”, na cena memorável do clipe de Don’t Cry dos Guns n’ Roses, em que Quirino Slash em seu fusquinha se joga com o veículo em um precipício, e quando o fusquinha explode ao bater no chão, a Capivara grita “-Uá” e Quirino com sua cartola joga sua guitarra na cabeça da capivara -cena clássica dos gibis e do rock mundial.
A Capivara é uma personagem clássica das histórias do Quirino, sempre aparecendo no canto dos quadrinhos e gritando “-Uá”, o que faz com que Quirino diga logo em seguida: “-Ai que susto!!!”.
Poucos sabem, mas nossa repórter, Charlene Costa, em mais um furo de reportagem descobriu que os gibis “As aventuras de Quirino no show do Restart” estão sendo rodados em mimiógrafos e serão vendidos pela bagatéla de 10r$ na feira de domingo, no Largo do Mercado . Fique atento pra adquirir o seu exemplar com Fuscão ou Barretinho que estarão circulando pela feira.


*Tema do personagem Damião, na novela Renascer da Rede Glóbulus, e que inspirou o personagem Quirino Dimião e a fivela de pião dos gibizinhos.

2 comentários: