quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mix Tape Perseguição

Para ler ouvindo: Por tudo que For, com Lobão, do CD Acústico MTV de 2007.

Se no informativo Perseguição news ele é pequenininho, apenas com um playlist das músicas que rolam na redação do jornal durante o mês, aqui ele será diferente. A partir de agora os leitores do blog Perseguição news irão acompanhar todas as quartas-feiras a história de uma banda musical, ou um cantor (a). Vale mandar sugestões sobre quem você gostaria de ver sua história postada nas próximas semanas. Indique o seu artista preferido pelo e-maiger: perseguicaonews@gmail.com.
A primeira banda a figurar aqui no Mix Tape Perseguição é João Luíz Woerdenbag Filho, conhecido pelo apelido de Lobão. Ele é cantor, compositor, guitarrista e baterista. Além de atuar como apresentador na MTV, sua carreira musical é marcada por grandes parcerias com Cazuza e Julio Barroso. Lobão tem uma personalidade marcante, notadamente por sua irreverência. Compôs Me Chama, canção muito famosa regravada por vários intérpretes, da qual o músico fez uma releitura em seu recente CD Acústico MTV. Compôs também Vida louca Vida, conhecida na voz de Cazuza. Lobão realizou um encontro da música pop com o samba em seu disco "Cuidado!", que teve a participação da bateria da Estação Primeira de Mangueira.
Sua carreira começou aos dezessete anos, depois de sair de casa para se tornar músico profissional. Participou de uma peça teatral e em seguida formou uma banda: Vímana, da qual faziam parte Lulu Santos e Ritchie. Três anos depois, com o fim do grupo, Lobão seguiu sua carreira de baterista, tocando com Luiz Melodia, Walter Franco e Marina Lima. Fundou a banda Blitz com Evandro Mesquita e Fernanda Abreu, mas por divergências ideológicas, saiu do grupo antes mesmo do sucesso comercial. Foi Lobão quem deu o nome à banda, às vésperas de um show, após uma indecisão do grupo. Deu certo. Lobão tocou também com o Ultraje a Rigor, participando inclusive do CD “Nós vamos invadir sua Praia”.
Lobão começa sua carreira solo com o lançamento de Cena de Cinema, em 82. Logo em seguida forma a banda “Lobão e os Ronaldos”, que lança Ronaldo Foi Pra Guerra. Apesar do estrondoso sucesso de “Me Chama”, a banda tem uma vida curta e Lobão segue carreira solo mantendo alta rotatividade na mídia, lançando o single Decadence Avec Elegance em 85 e o álbum O Rock Errou em 86, do qual “Revanche” se torna o carro-chefe. Logo após seu lançamento, Lobão é preso por porte de drogas, passando um ano na cadeia. Ali ele desenvolve o disco Vida Bandida, voltando aos holofotes. Depois de um flerte com o samba-rock e participações nos festivais Hollywood Rock e no Rock in Rio II (onde recebeu uma vaia histórica), Lobão passa um período longe da mídia.
Suas atitudes polêmicas voltariam a ter evidência em 1999 depois de seu rompimento com as gravadoras e o lançamento de A Vida é Doce num esquema inédito, com distribuição pela internet, bancas de jornais e lojas de departamento.
Após o sucesso da vendagem e de crítica com seus discos independentes, lança a revista Outracoisa, através da qual lança bandas e músicos de maneira independente, tais como Cachorro Grande, B. Negão e Arnaldo Baptista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário