quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Papo de Boteco

Para ler ouvindo: Meninos e Meninas, com Legião Urbana, do CD As quatro Estações de 1989.

Sabe aqueles dias em que falta conversa. Você só pensa nas contas a pagar, na menstruação da namorada, no seu chefe babaca, e o que é bom mesmo está faltando na hora da conversa no boteco – que nem sempre é sobre mulheres lindas e maravilhosas. Por isso o blog Perseguição news vai lhe dar assunto para desenvolver um bom papo com os amigos. Toda quinta-feira, curiosidades, notícias loucas e até mesmo dicas para você se dar bem agradando a sua namorada naqueles dias em que ela está sentimental, ou irada com a tal da TPM.
Então pra começar esse Papo de Boteco, nada melhor do que ter assunto pra jogar fora com a namorada, esposa, amante... Vamos com um assunto que talvez interesse a elas também, e até mesmo para a rapaziada do boteco, da faculdade, do serviço, do ônibus...
Por que azul para meninos e rosa para meninas?
A associação é tão comum que nem parece precisar de explicação, mas nem sempre meninos vestiram azul e meninas vestiram rosa. O costume já existia na era pré-cristã, quando se acreditava que algumas cores podiam expulsar os espíritos nefastos que rondavam os recém-nascidos. Como bebês do sexo masculino eram mais valiosos, passaram a ser vestidos com roupas azuis, cor associada aos espíritos do bem (por ser a mesma do céu). As meninas, quando recebiam alguma atenção, ganhavam roupas pretas, cor-símbolo da fertilidade na cultura oriental, de onde possivelmente veio a crença nos espíritos.
Foi só no século 19 que o rosa ganhou alguma ligação com a feminilidade, influenciado por uma lenda européia que diz que as meninas nascem de rosas e os meninos de repolhos azuis. Esse padrão, no entanto, não se disseminou por todo o mundo. Por um bom tempo, na França, as meninas se vestiam de azul, por causa da tradição católica, que associa a cor à pureza da Virgem Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário