domingo, 26 de maio de 2013

Perseguição no Brasileirão


Brasileirão, seus nomes e confusões

A primeira edição do Campeonato Brasileiro aconteceu em 1971, mas também já teve outros nomes e algumas mudanças que marcam a sua história.
Antes do Brasileirão foram disputados a Taça Brasil, de 1959 a 1968, e a Taça de Prata (o Torneio Roberto Gomes Pedrosa), que foi disputada entre 1967 e 1970, e em 2010 a CBF reconhece a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como o Campeonato Brasileiro de suas épocas, mas deixou a Copa União de 1987 de fora.
Atlético-MG, o primeiro a erguer a taça do Brasileirão
Neste ano de 87, disputou-se a Copa União (Módulo Verde), organizada pelo Clube dos Treze, criado naquele ano por Internacional, Grêmio, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro e Bahia. Por sua vez, Coritiba, Santa Cruz e Goiás foram convidados para a disputa. No Módulo Amarelo ficaram alguns clubes tradicionais como Portuguesa, Sport, América-RJ e Guarani.
A CBF decidiu que o campeão nacional sairia do cruzamento entre o primeiro e segundo colocado de cada módulo. No verde deu Flamengo e Internacional. No amarelo, Sport Recife e Guarani (vice-campeão de 1986).
A CBF estabeleceu que os dois primeiros de cada módulo se enfrentariam em um quadrangular para definir o campeão brasileiro. Só que Flamengo e Inter se recusaram a participar do quadrangular, e fizeram a final. Do outro lado, Sport Recife e Guarani aguardaram em campo o cruzamento das semifinais, como Inter e Flamengo não compareceram, a CBF considerou WO (1 x 0).
Então, Sport Recife e Guarani, oficialmente, fizeram a final - com vitória do Sport, considerado pela própria CBF o verdadeiro Campeão Brasileiro de 1987. O Flamengo, mesmo com a decisão da CBF, reivindicava o título deste ano - que foi reconhecido em 21 de fevereiro de 2011 como Campeonato Brasileiro - o Flamengo foi o campeão desta competição. Mas novamente a justiça deu como único campeão, em dezembro/2011, o Sport.
O próprio Brasileirão já teve outros nomes, em 2000, por exemplo, foi disputado com o nome de Copa João Havelange, e a equipe do São Caetano, vice campeã da Série B (então chamada de Módulo Amarelo), se tornaria meses depois vice campeão da principal divisão nacional. É que o campeão e o vice subiram para a principal divisão neste mesmo ano.
Em 1971 o campeonato foi decidido em um triangular, envolvendo Atlético-MG, São Paulo e Botafogo. Os resultados sagraram o Galo como o primeiro Campeão Brasileiro.
Em 1973 o Brasileirão foi decidido em um quadrangular entre São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Internacional, o Verdão se tornou o primeiro bicampeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário