quinta-feira, 25 de abril de 2013

Esporte & Saúde


Dez dicas para fazer exercícios à noite sem prejudicar a saúde

Com a correria do dia a dia e a falta de tempo muitos optam por fazer exercícios físicos à noite ou até mesmo na madrugada. Mas os praticantes de exercícios nesses horários devem tomar alguns cuidados para não prejudicar o sistema imunológico.
Os exercícios controlados são sempre bons à saúde, desde que o sono esteja em dia e uma boa alimentação tenha sido feita.
Não importa o horário, o que vale é movimentar o corpo
A falta de tempo tem atraído clientes às academias que funcionam 24 horas, mas vai aqui um alerta: Sem uma noite de sono reparadora, a sobrecarga de estresse acumulada no dia e o esforço gerado pelos exercícios físicos vão prejudicar o sistema imunológico.
Ao mesmo tempo em que há um aumento no número de inscrições para esse período de treinamento, o número de desistências também é relevante.
Pelos desequilíbrios causados pela falta de sono ou pela má alimentação, o corpo começa a não render como deveria. Com isso, a pessoa acaba se afastando, pois falta disposição e ânimo para desenvolver um trabalho constante.
Confira dez dicas para quem faz, ou pretende começar a fazer, atividades nesse período:
1- Comece as atividades devagar.
2- Nunca pratique exercícios em jejum.
3- Antes e depois da prática é preciso ingerir alimentos, porém em pouca quantidade. Por isso, o ideal é durante o dia ter uma boa base alimentar.
4- Se for jantar é preciso fazer a refeição três ou quatro horas antes dos exercícios.
5- Se ingerir apenas um lanche, pode esperar apenas uma hora antes da prática.
6- Alimentos que contenham zinco, como arroz, maçã, melão, morango, cereais integrais, castanha e chás, são fundamentais para quem vai se exercitar após o trabalho, pois eles ajudam a diminuir a quantidade de cortisol, o hormônio ligado ao estresse humano e que, em excesso no organismo, afeta principalmente o coração.
7- É preciso dormir de 7 a 12 horas por dia. Por isso, programe-se para que a prática de exercícios não substitua horas de sono.
8- Uma dieta com carboidratos evita fadigas precoces e lesões musculares.
9- O ideal é consumir até 30g de carboidratos antes de praticar exercícios, como cereal integral, pão integral, barrinha de cereal.
10- Antes de ir para a academia não é recomendável ingerir muita fibra, pois dificulta a digestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário