quinta-feira, 4 de abril de 2013

Esporte & Saúde


Comece a correr de forma ideal

A corrida tem conquistado cada vez mais adeptos. Tanto que o número de competições e eventos em torno do esporte, patrocinado por grandes empresas, é crescente. Os corredores natos costumam dizer que a modalidade é viciante de forma positiva e extremamente prazerosa.
Pratique exercícios sempre com acompanhamento médico
Correr traz benefícios inúmeros para o corpo, entre eles, a liberação de endorfina – hormônio que ajuda a relaxar e traz o bem estar -, aumento da condição física, melhora cardiovascular e circulatória, além da qualidade respiratória. Porém, para que todas as vantagens da corrida sejam bem usufruídas, especialistas alertam para cuidados indispensáveis antes e durante a prática do esporte. Para quem pretende aderir à modalidade, saber começar aos poucos é fundamental.
Não dá para dar tudo de si já nos primeiros dias, é preciso respeitar os limites do corpo, principalmente para quem ainda não tem resistência física.
O primeiro passo é fazer uma avaliação médica. Idade, sexo, histórico familiar e existência de doenças são critérios que devem ser avaliados para a liberação médica.
Já na pista é importante começar com uma caminhada que vai aumentando gradualmente o ritmo. Alternar caminhada e minutos de corrida é a melhor opção para os iniciantes.
Além disso, ter o acompanhamento de um profissional especializado em alguma atividade física, principalmente aqueles que buscam desempenho para competir maratonas.
Para quem está acima do peso, o cuidado é redobrado, nestes casos a atividade deve ser feita de forma moderada.

Você pensa em começar a correr? Siga algumas dicas

-Treine pelo menos três vezes por semana, é o mínimo para que os efeitos da corrida comecem a ser sentidos;
-Aumente seu volume de treinos gradualmente, o aumento semanal deve ser de 10% no máximo;
Corrida é sinônimo de saúde e lazer
-Não fique parado, dependendo da sua condição física, o descanso pode ser feito com recuperação ativa, seja em cima de uma bike ou dentro de uma piscina;
-Evite correr muito tarde, planeje sua corrida pelo menos três horas antes de ir para a cama. A corrida tem efeito estimulante e pode prejudicar o sono;
-Corra ladeira acima, dependendo do seu condicionamento é um bom exercício de fortalecimento;
-Aqueça-se melhor no frio, feito entre quatro e seis minutos o calor, em dias frios deve-se aquecer pelo menos 12 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário