quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cantando História


Na coluna desta semana vamos chamar o Síndico

Tim Maia é o nome artístico de Sebastião Rodrigues Maia, ele foi o responsável pela introdução do estilo soul na MPB e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música brasileira. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. 
Tim Maia e sua vasta cabeleira no início de carreira
Nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, onde, na infância, já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, onde cantou junto a Roberto Carlos. Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da cor do Mar" e "Primavera".
Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não quero dinheiro, só quero Amar" e "Gostava tanto de Você". De 1975 a 1977, aderiu à doutrina filosófico-religiosa conhecida como cultura racional, lançando, nesse período, as músicas "Que Beleza" e "Rodésia". Pela decadência de suas músicas influenciadas por essa escola filosófica, desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos sete Mares" e "Me dê Motivo".
O "síndico" Tim Maia solta o vozeirão ao vivo
Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Niterói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorespiratórias, faleceu em 15 de março de 1998. A revista Rolling Stone  em edição de 2012, classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos, e também como o 9º maior artista da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário