quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Por que hoje é feriado no Brasil?

Saiba como surgiu o feriadão da Reclamação da República. Porque você está coçando o saco hoje, mesmo com o tempo xexelento.

Buenas... Vou tentar fazer aqui um resumão do que me lembro sobre a Reclamação da República - lembrando que meus professores eram o Seu Oswaldo em história e o Seu Galvão em língua “portugueza”, portanto não exijam muito de mim.
O movimento da Reclamação da República rolou quando o Brasil deixou de ser Imperial e passou a ser República Federativa, a baderna aconteceu no dia 15 de novembro de um ano qualquer que não me recordo, mas por isso tudo que aconteceu, hoje é feriado.
Com o fim da escravidão, o pessoal que apoiava a Monarquia ficou com carinha de “ué”, e só por birrinha os então ex-escravocratas reclamaram muito e passaram a apoiar a República - isso seria como se um curintiano torcesse para o parmeira nessas últimas rodadas do Brasileirão.
Diz à lenda que a Porrícia Militar partiu pra cima do pessoal do Império quando eles organizavam uma marcha em favor à legalização da maconha. O Comandante Geral não confirmou essa história na época, mesmo assim afirmou através de nota a imprensa, que o serviço de inteligência e a corregedoria estariam investigando o caso.
O país estava entrando em crise e precisava de um novo governo capaz de resolver questões sociais, econômicas, políticas e de matemática.
A crise contra a Monarquia estava ligada a vários fatores reclamados pelos empresários da época. O primeiro foi um descontentamento da igreja católica (que se mete em tudo desde aquela época), com Dom Pedro, que era a favor do uso de preservativos, pois não aguentava mais cobranças em relação à pensão alimentícia.
Depois foi a vez do Exército reclamar. Roberto Jefferson que era cabo naquela época, disse na CPI que havia uma espécie de “mensalão” na corte real, e que para eles não sobrava nada, até os garçons recebiam seus 10%, mas o Exército Brasileiro nem uma fatia da pizza.
Em terceiro lugar foi à expansão da classe C, com isso os vendedores exigiam camelódromos espalhados por todo o país, assim poderiam trabalhar numa boa sem ter que pagar propina para as porrícias civil e militar.
Depois foi a vez dos ruralistas reclamarem. Eles exigiam da Monarquia a retirada dos Sem Terras de suas propriedades.
Dom Pedro se curava de uma gonorréia (por isso era a favor do uso de preservativos, mas no seu caso já era tarde), e afastado temporariamente do poder, foi substituído por, José Sarney, o que facilitou a vida de Marechal Deodoro da Fonseca, e seus amigos republicanos a invadiram o Palácio do Planalto e tomarem o poder. Chegando lá ele demitiu todos os Ministros inclusive, José Serra que como Ministro da Saúde, não estava se dando bem com Deodoro desde a última campanha de vacinação do idoso - na ocasião, Serra havia se negado a fazer pose para fotógrafos e cinegrafistas, vacinando o velhinho. O secretário de (in)segurança de São Paulo também foi demitido.
Ainda naquele 15 de novembro, uma quarta-feira com rodada cheia no Brasileirão, Marechal Deodoro assinou um documento de governo provisório.
Com o rabinho entre as pernas, a Família Real resolveu deixar o poder para Marechal Deodoro, mas antes passaram na Rua 25 de Março e compraram algumas muambas para revender na Europa. No final eles ainda se deram bem, pois mesmo indo com um jet ski emprestado pelo Collor, chegaram a tempo de curtirem o último dia do Rock in Rio Lisboa. Depois do pé na bunda, só sobraram de imperial por aqui o Pelé, o Roberto Carlos e a Xuxa.
E assim, com a Reclamação da República, Deodoro tornou-se então o primeiro presidente do Brasil, tendo como seu vice Itamar Franco. Desde aquele 15 de novembro o brasileiro passou a ter direito de escolher seus políticos através do voto, por isso Tiririca, Geraldo Alckmin e Dona Dilma estão na moda. Mas vale ressaltar que só pode perder o domingo votando quem já tenha 18 anos de idade. Ops... Com 16 anos já se pode votar, só não pode responder pelos crimes que cometer.
Independência ou morte!!! Viva o Mano Menezes!!! Viva o Brasil!!!... e a Colômbia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário