sábado, 6 de agosto de 2011

Nós Mes

Para ler ouvindo: Sweet child o' Mine, com Guns n' Roses do CD Appetite for Destruction de 1986.

Rádio Cidade: a "nova" emissora joseense
Esperei dois dias da programação da Rádio Cidade (nome lugar-comum) para pensar e escrever alguns comentários a respeito da nova rádio.Como já disse, ela continua filiada à Rede Bandeirantes de Rádio e por isso segue com alguns programas retransmitidos da capital paulista. O Pulo do Gato continua abrindo o dia, seguido do Primeira Hora Nacional.
Raio X das mudanças
O que surpreendeu foi a permanência do Rota 1120, apresentado por Tony Bleid no mesmo horário. Registro importante: meu pai me contou que hoje, uma ouvinte ligou agradecendo à emissora por "deixar o Tony no ar".Segundo meu pai, o jornalista disse para quem quisesse ouvir que foi um pedido para que ele pudesse preencher a grade, tsc, tsc.O Jornal da Cidade segue a mesma linha editorial do anterior, Jornal Gente, política. Agora com direito a um comentarista, o ex-prefeito de São José dos Campos, Joaquim Bevilacqua. Aumentou a quantidade de entrevistados e assuntos no jornal.Com todo respeito ao ex-prefeito, que merece, já notei que ele gosta de falar mais do que o convidado. Agora ele está "do outro lado da bancada", né? Mas creio que a tendência é ele melhorar nesse quesito.Pois bem, agora vem a parte que não gostaria de escrever, mas me sinto obrigado. A volta de Roberto Barbosa ao prefixo é a principal evidência de que a rádio passa a ter a programação semelhante à Piratininga, focando-se neste período em variedades e entretenimento.Me acostumei a ouvir rádio nos últimos tempos, onde a informação era mais importante do que o comunicador, premissa do radiojornalismo. Dificilmente ouvirei este programa, pois sempre terei a sensação de que retornei aos anos 90.O esporte continua igual, a equipe é a mesma. Vale o registro de que o que antes era Esporte Notícia, agora se chama Parada dos Esportes 1ª edição. Pelo segundo dia, Antônio Carmo e Vieira Jr. explicaram as mudanças. Este último não se conteve e disse "Bandeirantes", motivo pelo qual recebeu uma ligação frenética de Paulo Roberto de Paula (além da minha depois do programa, rs).Um fato que achei bastante estranho foi manter a "rede" com São Paulo das 12:30 às 14h, pois fez com que meia hora de jornal local paulistano (13h-13h30) ficasse no ar aqui em São José.Atualmente, um programa ter quatro horas de duração com os mesmos apresentadores é muita coisa, não é? Mas é neste formato que está o "Show da Cidade". Ele começa às 14h e segue até as 18h. O programa mescla informação com variedades. Creio que não vai durar muito neste formato, mas é só palpite. Dois programas de duas horas fariam mais sentido.Daí por diante, segue como antes...
Roupagem envelhecida
Ficou claro o clima de nostalgia da nova rádio. Todos os novos apresentadores já passaram pelo prefixo. Além do "envelhecimento" da programação, eles fazem referência às passagens anteriores.É evidente a baixa qualidade das vinhetas que foram colocadas no ar neste primeiro momento, semelhante à de emissoras comunitárias, monótonas, sem vibração. Mas é bom ressaltar que o fato do prefixo pertencer à empresa de um pastor da Primeira Igreja Batista não fez com que a programação se tornasse religiosa, como alguns temiam, inclusive eu.Obviamente, há pessoas que gostaram das mudanças e eu as respeito, pois é um estilo de se fazer rádio assim como o de fases passadas. Todos merecem uma chance e esses estão tendo mais uma.

Luis Daniel da Silva tem 26 anos, habita em João José dos Santos e é jornalista na mesma cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário