terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Encape seu pinguelinho

Hoje comemoramos o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, e você que acha que é só sair por aí passando o “babão” nas “gambiarrinhas”, preste atenção, pois o blog Perseguição news, em um trabalho completo de pesquisa do Doutor Irineu, levantou tudo e mais um pouco sobre o que você precisa saber em relação a doença. Se liga aí!!!
Nos últimos 20 anos a Aids está presente com freqüência em revistas, televisão, jornais e em grupos de discussão. Apesar disso, ainda existem pessoas que não sabem o que é a doença e as maneiras de preveni-las, então leia com atenção: O que é?
A Aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV.
Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Isto significa que a doença não é causada espontaneamente, mas por um fator externo.
A Aids hoje é considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso é possível graças aos medicamentos avançados que ajudam no tratamentoO que acontece?
O HIV destrói os linfócitos do corpo - células responsáveis pela defesa do organismo. Assim, a pessoa fica vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas (como a gripe), chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico está debilitado. Quais os sintomas?
Importante saber que não existe um padrão para a doença se manifestar. Em cada pessoa ela ocorre de um jeito diferente. Entretanto os sintomas iniciais geralmente são semelhantes, como por exemplo: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer.
Com a progressão da doença começam a surgir doenças mais graves como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites).Quais as formas de contágio?
Como pega:
- sexo vaginal, oral e anal sem camisinha (se liga aí seu phodão)
- uso da mesma seringa ou agulha por mais de uma pessoa (se liga aí seu drogado)
- transfusão de sangue contaminado (se liga aí seu acidentado)
- mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gravidez, o parto e amamentação (se liga aí mãe desnaturada)
- Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados (se liga aí com alicate de unha usados no salão de beleza da Helena Frankstein)
Como NÃO se pega:
- beijo no rosto ou na boca
- masturbação a dois
- suor e lágrima
- sabonete/ toalhas e lençóis
Exame de HIV e aids
O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, que pode ser realizado pela coleta do sangue. Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, por meio do atendimento do usuário nas unidades básicas de saúde, em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em laboratórios particulares. Para saber mais informações e tirar dúvidas, é só acessar o site do Ministério da Saúde: http://www.aids.gov.br/main.asp?View=%7bCEBD192A-348E-4E7E-8735-B30000865D1C%7d&BrowserType=IE&LangID=pt-br&Mode=1

2 comentários:

  1. sábias palavras do Dr. Irineu... Agora já sabemos, encape o binguelinho!!! rsrs

    ResponderExcluir
  2. eu já comi mulher com camesinha

    ResponderExcluir