segunda-feira, 2 de novembro de 2009

"nós que aqui estamos por vós esperamos"...

Neste feriado de Finados nada melhor do que comentar sobre a famosa frase estampada no portão do Cemitério de Paraibuna - cidade de gente bonita. Esta frase escrita acima de um portão de ferro, grande e pesado, o portão de entrada do principal Cemitério da cidade tem muita lenda e por isso é conhecida pelo Brasil inteiro. Para as pessoas que não residem na cidade, ou que nunca leram a tal frase, associando a mesma a um cemitério, fica meio estranho e até mesmo amedrontador a primeira leitura.
Diz a lenda que as pessoas que lá estão, esperam pelo Deus, que antigamente era referido como “Vós”, mas existem outras explicações para a frase. Dizem também que as pessoas enterradas naquele cemitério esperam pelo nosso enterro, e uma outra versão diz que as pessoas que lá estão, esperam de nós muitas orações.
Verdades ou não, o certo é que o cemitério de Paraibuna transformou-se em um dos locais folclóricos da cidade e porque não dizer do Vale do Paraíba.
Documentos antigos comprovam que a inscrição do portal foi colocada ali por um padre que tinha a intenção de sensibilizar os moradores da cidade a rezarem mais pelos mortos.
A escritora, Adelaide Carraro, citou em seu livro “Eu e o Governador”, a famosa frase escrita no portão do cemitério de Paraibuna.
O cineasta Marcelo Massagão, produziu um documentário que leva o mesmo nome da inscrição do portal, “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. O documentário contém cenas do interior do cemitério. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, do dia 06 de agosto de 1999, o cineasta disse que o título foi um achado para ele. Massagão afirmou ainda: “É dizer que vamos todos virar pó. É reduzir o homem, que a tudo tenta dominar e se perpetuar, à condição de mortal.”.
Eu me lembro de ter visto o começo do documentário em uma aula da faculdade, mas acabei dormindo, é muito animado, tem tudo a ver mesmo com o cemitério.
Pra quem pretende conhecer o Cemitério de Paraibuna, ele fica ao lado do Velório Municipal e não tão longe da Santa Casa de Misericórdia e do Centro de Saúde, fácil de achar quando se está com um pé na cova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário