Diz a lenda que as pessoas que lá estão, esperam pelo Deus, que antigamente era referido como “Vós”, mas existem outras explicações para a frase. Dizem também que as pessoas
Verdades ou não, o certo é que o cemitério de Paraibuna transformou-se em um dos locais folclóricos da cidade e porque não dizer do Vale do Paraíba.
Documentos antigos comprovam que a inscrição do portal foi colocada ali por um padre que tinha a intenção de sensibilizar os moradores da cidade a rezarem mais pelos mortos.
A escritora, Adelaide Carraro, citou em seu livro “Eu e o Governador”, a famosa frase escrita no portão do cemitério de Paraibuna.
O cineasta Marcelo Massagão, produziu um documentário que leva o mesmo nome da inscrição do portal, “Nós que aqui estamos por vós esperamos”. O documentário contém cenas do interior do cemitério. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, do dia 06 de agosto de 1999, o cineasta disse que o título foi um achado para ele. Massagão afirmou ainda: “É dizer que vamos todos virar pó. É reduzir o homem, que a tudo tenta dominar e se perpetuar, à condição de mortal.”.
Eu me lembro de ter visto o começo do documentário em uma aula da faculdade, mas acabei dormindo, é muito animado, tem tudo a ver mesmo com o cemitério.
Pra quem pretende conhecer o Cemitério de Paraibuna, ele fica ao lado do Velório Municipal e não tão longe da Santa Casa de Misericórdia e do Centro de Saúde, fácil de achar quando se está com um pé na cova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário