quinta-feira, 26 de março de 2009

Quanto mais cavadão, melhor...

O Biquíni Cavadão é um dos patinhos feios do rock dos anos 80 no Brasil, é aquela banda que você conhece mais não sabe quase nada sobre ela. Nunca foi uma banda de adjetivos como a poderosa Legião Urbana, o popular Paralamas do Sucesso, o irreverente Ultraje a Rigor ou o provocativo Titãs. Experimentou elevações e depressões ondulantes no decorrer do tempo e agora parece calcar sua sobrevivência no trabalho dos amigos mais famosos.
"80 - Volume 2", novo DVD ao vivo do grupo, é um repertório perfeito de karaokê para as festas mais saudosistas de duas décadas atrás (velhinho mais bom pra quem conhece não apenas uma música). O projeto é uma revisão do BRock feito por uma banda da mesma geração, mas com os pés amarrados no passado. O arroz com feijão remanescente daquela época são os ingredientes deste trabalho.
Gravado no Circo Voador do Rio de Janeiro, palco de estréia do Biquíni Cavadão no longínquo 1985, o DVD foi lançado também em CD com versão mais enxuta e é a segunda parte do projeto que saiu em 2001.
Estão lá todos os hits infalíveis do rock brasileiro, de Paralamas do Sucesso e Legião Urbana a Engenheiros do Hawaii e Supla, passando por Lobão, Cazuza, Lulu Santos e até Biquíni Cavadão, fazendo cover de si mesmo. Tudo com novos arranjos, às vezes com mais peso, outras com uma levada bem diferente da gravação original.
Ao vivo, a banda traz artistas dos anos 2000 para participar da festa revival. Tico Santa Cruz, do Detonautas, ajuda nos vocais de "Índios", da Legião. Cláudia Leitte faz dueto em "Romance ideal", dos Paralamas. Egypcio, do Tihuana, canta em "Envelheço na Cidade", do Ira. Curiosamente, todos eles aparecem apenas em telão. No palco, só há a participação de Hudson (que faz dupla com Edson, corre a língua pequena que o cara é roqueiro) em "Revoluções Por Minuto", do RPM.
O vocalista Bruno Gouveia e seus companheiros abrem espaço também para o repertório internacional da época. Há uma regravação de "Overkill", do Men At Work, e de "Tainted Love", música de Ed Cobb que fez sucesso com a dupla inglesa Soft Cell, mas que Bruno tenta emular a versão sombria de Marilyn Manson.
Se o show principal não é suficiente para se esgotar de anos 80, há muitos extras no DVD. Faixa a faixa, making of, bastidores e slideshow de fotos.
Pra quem curte Biquini Cavadão, e não só Zé Ninguém, Tédio, Dani e Janaína, vai curtir o DVD. É uma festa dos anos 80, que traz de volta algumas trilhas sonoras da minha infância (quer dizer, não só pra mim, mais para os outros velhaços como eu). O Biquini, quanto mais Cavadão melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário