terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mau Humor

Bacana é contra a corrupção

O discurso anticorrupção viciou os debates partidários e sociais sobre política. Na verdade é uma máscara para o analfabetismo político. É fácil fugir do debate político ou terminá-lo prematuramente com esse argumento.
Mas também é lamentável como o fim da corrupção é vendido como remédio para todos os males sociais. Se não fosse ela, a educação seria melhor, a saúde seria melhor, teríamos melhores salários, seria o paraíso na Terra.
Concordo, é óbvio, que a corrupção é um mal que deveria ser extirpado. Mas isso é conto de fadas. Ela pode ser controlada e reprimida, através de mecanismos legais e participação social efetiva, mas nunca eliminada. Ela é inerente à condição humana em geral, e não exclusiva de um partido ou uma pessoa.
Assim, a corrupção é apenas um dos espectros da discussão. Cabem aí, projeto, formação, ideologias, transparência – quem discute isso?
Não querer discutir política por causa da corrupção, ou tê-la como a causa de todos os males sociais, é um excelente discurso, que transforma cidadãos preguiçosos e alienados em falsos intelectuais.

Mais opiniões no blog do Rogério Faria: www.soliloquioinsipiente.blogspot.com

2 comentários:

  1. O Perseguição news é um espaço de rapidinhas com qualidade. Gosto ! Concordo em número e grau com o mau humorado do Rogério. Um dos objetivos da transparência pública e o controle social não é procurar pêlo em ovo, como se diz, procurar os erros para condenar e punir. Não é um instrumento NEGATIVO de PUNIÇÃO, mas um instrumento POSITIVO de CIDADANIA. Nesse sentido é um meio para analisar, refletir, sugerir, questionar, criar novas possibilidades e, também, denunciar se o interesse público estiver claramente desvirtuado. Potencializar as forças coletivas para participar no processo de planejamento e gestão publica por meio da democracia participativa e aumentar, assim, o potencial de realização do poder público.

    ResponderExcluir
  2. William, concordo com você em gênero, número e grau. Apesar de algumas pessoas criticarem o estilo do Perseguição news (jornaleco e "brog"), a coluna do Rogério é o grande equilíbrio. Ao mesmo tempo em que rola muita informação levada pelo lado do humor, o Rogério, vem com todo seu "Mau Humor" para dar um equilíbrio nas coisas e mostrar que tentamos levar informações de uma maneira séria também.
    Fiquei feliz em saber que você lê e gosta do blog. continue nos dando "audiência", e ajude a divulgar. O espaço está aberto a qualquer tipo de informação relevante aos nossos amigos paraibunenses.
    Abração, té+!!!

    ResponderExcluir