sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Falta de respeito + falta de atitude = Litorânea


Respeito ao usuário não está no dicionário da empresa
Quem usa os coletivos da empresa Litorânea talvez concorde com o que está escrito abaixo, ou acreditem que seja mero exagero.
Dia desses recebi um e-mail falando sobre o tratamento que alguns motoristas e cobradores têm em relação aos passageiros, aqueles mesmo que pagam 4,30 r$ para percorrer os cerca de 40 km entre Paraibuna-cidade de gente bonita e Sanjusa. Os idosos, por exemplo, muitos deles usam o ônibus para passear, concordo, mas isso não dá nenhum direito a um motorista de tratá-lo mal. Acredito eu que se o motorista está com algum problema, está de saco cheio, com sono, com fome ou talvez uma dor de barriga, não deve estar ali trabalhando e dirigindo, pois isso exige concentração e disposição. Um motorista de ônibus não pode pensar que está carregando carga ao invés de pessoas, muito menos faltar com respeito a um idoso só porque ele está “passeando” de ônibus. Aliás, pergunte a algum desses motoristas da Litorânea se eles querem encerrar a vida por aqui, ou se preferem ir um pouco mais adiante e chegar a “melhor idade”, se ele quer ter a chance de poder ser um aposentado, e ter o direito de ”passear” de ônibus o dia inteiro, tendo tempo para isso? Se ele te responder que quer passar dos 65 anos e ter esse direito, aproveite e pergunte se ele pensa em ser bem tratado ou se podem o tratar como ele trata os idosos de hoje... Eu ainda não tenho esse direito de “passear” de busú de graça, falta uns “par de idade” ainda, mas se Deus quiser eu chego lá, e espero que Ele me reserve pessoas pacientes e educadas para me tratarem bem nesses momentos. Aliás, o mau tratamento não é só por parte de alguns motoristas e cobradores, e lógico que não só com idosos, mas a falta de respeito e consideração a quem paga esse absurdo de passagem, vem em sua maior parte da própria empresa. Onde está escrito que somos obrigados a viajar em um coletivo imundo, com chão e vidros sujos, lataria suja e bancos empoeirados, rasgados e em alguns casos, até mesmo soltos, assim como alguns balaustres (aqueles ferros em que seguramos para não cair nas curvas e arrancadas dos motoristas), janelas que não fecham em sua totalidade, o que nos permite curtir a água da chuva nesses dias, e até mesmo nos molharmos. Sem contar o motor que faz um barulho infernal, nem parecem que tem tampa de tato barulho que nos oferece. Quem sofre são os motoristas que em breve estarão surdos e quando chegarem na melhor idade, serão mal tratados pelos motoristas da época, que também não terão paciência que hoje lhes falta, para conversar com um ex motorista velho e surdo.
Mas quem disse que o valor de 4,30 r$ não dá para manter ao menos uma pessoa para limpar os ônibus? Em São José, os ônibus das empresas Saens Peña, Julio Simões e Maringá são limpos, tem uma garagem própria para que funcionários trabalhem o dia todo e mantenham os veículos em condições adequadas para que passageiros não se sujem ao se sentarem, por exemplo, ou que os passageiros consigam enxergar além dos vidros. E conseguem pagar funcionários para fazerem limpezas, com passagem há 2,80 r$, e aos domingos 2,50 r$... Ah Caranguejo, mas lá tem mais passageiros que na linha da Litorânea!!! Ahhh leitor, tem mesmo!!! Mas lá os ônibus ficam parando em vários pontos, sem ter uma estrada pela frente, em que o motorista pode “esticar” e ficar muito tempo sem parar e também andam com mais passageiros, fatos que fazem com que gastem mais combustível... Concorda? Sem contar que as empresas que atuam em São José, trabalham com ar condicionado em alguns carros. Mais combustível gasto.
E pensando bem, carros mais velhos, gastam mais, talvez por isso a Litorânea tenha que cobrar um valor absurdo, pois tem carros circulando há mais de 10 anos, o que não é permitido pela Artesp. Talvez seja por isso também que vira e mexe algum carro quebra no meio do caminho, fazendo com que passageiros percam seus compromissos, e tenham que ficar esperando um carro substituto. Ah Caranguejo, mas de vez em quando tem uns ônibus desses grandes, aqueles que fazem a linha de Caraguá e que nós pagamos a passagem pro cobrador ali na frente e ficamos com o ticket... Esse é confortável, bonito e gostoso de andar.  Ah é verdade leitor, mas não pense que a empresa faz isso por gostar de você. Esses carros só estão lá porque não tem outra carroça pra te levar, pois a que estava no dia ou horário anterior quebrou. Aliás, nesse caso eles não podem levar passageiros em pé, são cerca de 45 lugares e só... Imagina a dor que não deve dar no bolso desse pessoal, quando imaginam que poderia ser um circular que “carrega” mais de 140 passageiros em horário de grande movimento.
Mas de quem é a culpa disso tudo? Seria culpa da Nina? Seria culpa do Prefeito, Seria culpa do Lula? Não, a culpa disso tudo acontecer é minha, é sua e é de nós todos, e sabe porque? Por que nós não reclamamos, não exigimos nossos direitos, não fazemos o mínimo para que essa merda toda melhore. Pelo contrário, sabe o que alguns passageiros foram reclamar lá na empresa? Reclamaram que em alguns horários há a existência de muitos idoso e que ocupam os lugares, fazendo com que os “coitados dos trabalhadores reclamões” tenham que prosseguir a via sacra em pé, e pensando nisso, o que a empresa que tanto nos enche de conforto pensa em fazer??? Seguindo o “Estatuto do Idoso” a Litorânea somente irá transportar 3 (três) idosos por viagem. Os demais terão que arcar com os 4,30 r$ para prosseguirem em seus passeios, ou para irem a algum médico, ou fazerem alguma compra, aliás, a vida não é só passeio como pensam algum motorista. Mas a culpa de os coletivos estarem lotados é mesmo dos idosos, eu concordo também, e é deles que temos que reclamar, pois se o carro 1709 tem 22 lugares, sim eu escrevi 22 (vinte e dois) lugares para transportar pessoas na linha entre Paraibuna e São José, e de vez em quando algumas pessoas de Jamber City, eu também acredito que a culpa é dos idosos. Consideração tem o babaca que se presta a ir na empresa, ou telefonar para reclamar sobre isso, esses sim são inteligentes, parabéns imbecis, por que se você anda de ônibus, não tem r$ pra comprar um carro ou não cconsegue bancar a gasolina, seus pais também devem estar na mesma merda, mas quem sabe amanhã um deles não precisará ser bem tratado em um busú da Litorânea... Bela jogada essa sua, hein babacão. A culpa de tudo isso acontecer é nossa por não reclamarmos quando somos mal tratados. Cadê o sistema de cartão??? Prometeram isso há mais de um ano, e até agora nada. Ah é, se colocarem cartão, vai encher de idoso nos bancos de trás e os trabalhadores na faixa dos 20, 30 anos teriam que viajar (pagar suas promessas) em pé. Melhor não mesmo!!!
A linha entre Caraguá e São Sebá, tem cerca de 27 km, e quem faz o transporte é a mesma Litorânea, a diferença é que lá as pessoas reclamam e exigem seus direitos pelo fato de pagarem por isso. Ninguém anda de busú de graça, nem aqui e nem lá, mas os carros de lá são bem melhores que os daqui. Os carros que fazem a linha entre Paraibuna, Jambeiro e São José, nada mais são do que os ônibus que eles não aceitam no litoral e nesse caso a empresa coloca para serem usados por nós, que somos omissos e medrosos.
Eaê usuário de droga (nesse caso ônibus), o que você vai fazer depois de ler isso aqui? Será que concorda ou não com o que está escrito, será que você já passou por algumas dessas situações? E seus pais, seus avós, será que eles recebem o mesmo tratamento que os demais? É isso o que você quer deixar para o seu filho quando ele crescer e for trabalhar ou estudar em São José? Então se mexe, tira essa bunda gorda desse banco sujo desse busú da Litorânea e faz alguma coisa, reclame, xingue, encha o e-mail da Artesp de reclamações, ligue para a empresa, ligue para Polícia Rodoviária. Tenha coragem e perca cerca de uma hora em uma blitz da Polícia, mas saiba que no dia seguinte você será tratado de maneira melhor, com um carro decente, com mais horários. Isso só depende de você, dos seus parentes e amigos que usam aquilo que chamamos de transporte coletivo.
E não vá dizer que você não tem tempo, pois se consegue vasculhar a vida alheia no facebook, conseguirá assinar uma petição encabeçada pelo Cabeça (vulgo Odair Pinhal Junior), que visa melhorias no nosso transporte. Faça como o Phill que postou esse desenho ótimo desse busú lotado. Faça somente a sua parte, ligue e reclame, e passe adiante essa postagem, e outras idéias para melhorias, lance a sua melhoria que nós a acataremos. Valeu!!! E pra quem se interessar aqui estãos os telefones da Litorânea Paraibuna:
3974-3862,  Artesp Ouvidoria: 0800-727 83 77 e Pássaro Marron: 0800-888 21 22.
Abaixo os links dos sites:
Assine a patição que visa melhorar o transporte coletivo entre Paraibuna e São José, acesse o link abaixo:

4 comentários:

  1. Usei por anos seguidos o transporte da Litorânea, hoje raramente utilizo porque onde trabalho dispomos de transporte fretado (graças a Deus), porque trabalhar todo o seu período e ainda ser desrespeitado por essa Empresa é brincadeira. Vou relatar um "causo" acontecido comigo e um outro usuário no ano de 2003, há quase 10 anos e nada mudou desde então: estávamos nós eu e Tião (nome fictício), aguardando o último ônibus num sábado que saíria as 23:15 hs. Estávamos sentados conversando sobre a vida e de repente vi o Litorânea saindo. Disse ao Tião: - Caramba o ônibus saiu!!!!! Ele então me disse: "relaxa Paulinho, são onze horas ainda, (23:00 faltando ainda 15 minutos para o horário de saída). Não satisfeito fui ao guichê da referida empresa me informar, Tião que não é bobo nem nada veio junto comigo e para nossa surpresa o atendente do guichê nos disse, não sem antes fazer uma cara de deboche desgraçada, que o motorista havia "adiantado um pouquinho" o horário. Fiquei puto de raiva, mas o Tião... esqueci de lhes dizer que o Tião (nome fictício, repito) tem 1,85 de altura e é forte pra caramba, estilo zagueiro de time pequeno que tem que ser forte pois impõe respeito, ah, o Tião queria tirar o atendente lá de dentro, por um momento achei que eu serviria de porrete pro Tião bater no cara com meu chassi de grilo, porém com muito custo consegui tirar o Tião do guichê pois a vaca já tinha deitado mesmo, nós havíamos sido deixados pra trás no ÚLTIMO horário. O Tião me disse que quando encontrasse o "motô" em questão, não iria deixar um dente sequer na boca do desgraçado, se sobrasse algum este não teria muito tempo de vida, pois bem, então tentei acalmar o Tião que estava realmente transtornado, já pensando como faríamos naquela situação. Eu iria ligar para meu tio que mora nos arredores da rodoviária para pedir abrigo para mim me para o Tião passarmos a noite quando veio um senhor que disse que iria para o litoral, esses caras de transporte ilegal e que não tinha nenhum passageiro com ele mas que queria R$ 20,00 isso lembro novamente em 2003, o Tião não dispunha de dinheiro, apenas o vale transporte e eu fiz a de nós dois, o Tião me pagou no dia seguinte. Ligamos na Litorânea e reclamamos sobre o acontecido e para nossa surpresa o "motô" foi apenas mudado de horário, diga-se de passagem pra sorte dele, pois se o Tião encontra ele... hummmmm não queria estar perto ou melhor eu queria sim. Mas a verdade é que essa empresa vem há anos nos desrespeitando, quantos casos semelhantes ao ocorrido comigo e o Tião podem ter acontecido??? Precisamos ao menos de respeito para com o usuário, isso seria o mínimo de exigência. Em tempo: a empresa NÃO nos ressarciu do valor pago ao senhor do transporte ilegal isso apenas para ilustrar o tamanho descaso para conosco usuários do transporte público. Um abraço Frederico, continue com seu blog e suas denúncias, parabéns pela iniciativa.

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    1. Amigo, acredito que uma página na internê é uma forma de nos pronunciarmos. A falta de respeito está em todos os lados, em alguns lugares mais e em outros menos, no caso da Litorânea, um funcionário me disse que os ônibus de Paraibuna-cidade de gente bonita são assim (mal conservados e sujos) por que os usuários não reclamam. Ele me contou de um fato que aconteceu próximo ao São Judas, quando um passageiro deu sinal, com 98 pessoas dentro, e o motorista ao tentar diminuir a velocidade para encostar, percebeu que estava sem freio (isso com o ônibus pesado pela quantidade de passageiros), e que depois disso foi na "maciota" até a rodoviária de São José, e quando chegou lá trocou de ônibus, isso sem a permissão de seu encarregado, e por isso foi tirado de escala.
      Poucos passageiros sabem disso, aliás, se soubessem também não iria mudar nada, pois as pessoas acham que está bom e estão muito acomodadas... Uma pena, acho que iremos continuar assim por um bom tempo ainda.
      Mas... Você tem sorte por não precisar disso, que continue assim. Fiquei feliz em saber que você leu o meu blog e concorda com a postagem, aliás, quem usa eu acho que vai concordar. Aproveito para lhe convidar a seguir o nosso blog, e saiba que o espaço estará sempre disponível a postagens, comentários e protestos em geral. Abração, té+!!!

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  2. A litorânea nunca irá ouvir as pessoas que utilizam dessa escória. O que a empresa pode fazer é entender, e a Litorânea só irá entender quando num belo dia ninguém entrar no ônibus. Aí sim entenderá, pois sentirá no bolso. Mas como infelizmente todos são dependentes... Ficará difícil uma melhoria.
    Se eu fosse candidato a vereador eu teria como tema da campanha o seguinte: “ Quer dentro de um busão se sentir no céu? Vote para o Daniel.” kkk
    Vergonha...

    Abç Caranguejo.
    Shorusgol

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  3. Se candidate a vereador que eu voto em você. Estou cansado daquele inferno de busú, preciso ao menos de um pedacinho do céu...rs. Abração Shorusgueta!!!

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