Algumas delas apresenta dificuldade maior que outras na integração com os demais, por isso cada crianças deve ser cuidada individualmente em um primeiro momento, seu primeiro contato com a escola pode ser uma quebra do mundo em que ela conhece e isso pode assustá-la, a criança pode sentir medo, ansiedade, insegurança e dificuldade no novo ambiente e as novas pessoas de seu convívio. A intensidade com que cada criança vive novas situações depende bastante de aspectos da sua personalidade e também da dinâmica familiar.
A criança pode ter medo de ser abandonada pelos pais, ou apresentar um comportamento de agarramento com algum professor rejeitando os amigos pode estar relacionado com desejos de posse e controle.
A experiência na educação infantil é diferente a dos anos seguintes, mas terá grande valor, alem do espaço e liberdade para brincar vai aprender a conviver com outras crianças o que é muito importante.A criança vai experimentar que dar e receber nos relacionamentos é prazeroso, que é possível experimentar expressar e conhecer sentimentos, e vai descobrir que as outras crianças podem ser amigáveis em um determinado momento, mesmo que sejam hostis em outro.
O papel do educador é fundamental, pois vai propiciar um ambiente seguro em que essas descobertas vão ocorrer.
Quanto mais cedo a criança com dificuldade puder ser ajudada, mais poderá se desenvolver de forma satisfatória e ter sentimento de segurança. Por isso, deve-se estimular a criança a desenvolver uma vida saudável em grupo. Ela precisa conviver professores, com colegas de escola e com sua família nos diversos ambientes que freqüenta, e isso deve ser apresentado a ela como algo natural e agradável. Para ajudar na socialização de crianças pequenas, é necessário criar um ambiente de aconchego para produzir a integração entre pais, família, alunos e escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário