terça-feira, 26 de junho de 2012

Educando para o Futuro

Na  primeira  matéria sobre a Coleção de Cris Poli “EDUCANDO NA SALA DE AULA”, selecionei sobre a dificuldade de socialização das crianças na educação infantil.
Algumas delas apresenta dificuldade maior que outras na integração com os demais, por isso cada crianças deve ser cuidada individualmente em um primeiro momento, seu primeiro contato com a escola pode ser uma quebra do mundo em que ela conhece e isso pode assustá-la, a criança pode sentir medo, ansiedade, insegurança e dificuldade no novo ambiente e as  novas pessoas de seu convívio. A intensidade com que cada criança vive novas situações depende bastante de aspectos da sua personalidade e também da dinâmica familiar.
A criança pode ter medo de ser abandonada pelos pais, ou apresentar um comportamento de agarramento com algum professor rejeitando os amigos pode estar relacionado com desejos de posse e controle.
A experiência na educação infantil é diferente a dos anos seguintes, mas terá grande valor, alem do espaço e liberdade para brincar vai aprender a conviver com outras crianças o que é muito importante.
A criança vai experimentar que dar e receber nos relacionamentos é prazeroso, que é possível experimentar expressar e conhecer sentimentos, e vai descobrir que as outras crianças podem ser amigáveis em um determinado momento, mesmo que sejam hostis em outro.
O papel do educador é fundamental, pois vai propiciar um ambiente seguro em que essas descobertas vão ocorrer.
Quanto mais cedo a criança com dificuldade puder ser ajudada, mais poderá se desenvolver de forma satisfatória e ter sentimento de segurança. Por isso, deve-se estimular a criança a desenvolver uma vida saudável em grupo. Ela precisa conviver professores, com colegas de escola e com sua família nos diversos ambientes que freqüenta, e isso deve ser apresentado a ela como algo natural e agradável. Para ajudar na socialização de crianças pequenas, é necessário criar um ambiente de aconchego para produzir a integração entre pais, família, alunos e escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário