Na semana passada, a coluna “Educando para o Futuro” postou quatro perguntas e respostas sobre o brincar na educação infantil. Hoje mais quatro perguntas e respostas sobre este tema, que foi publicada pela revista Nova Escola em outubro de 2010.
5 – É importante usar sucata para incrementar o acervo?
Sim, não há problema em reaproveitar matérias. Ao eleger quais vão ser usados, é necessário questionar a utilidade que eles terão. Não se trata de aproveitar qualquer coisa para montar brinquedos, e sim criar brinquedos com objetos interessantes, de qualidade, bonitos e que sejam perigosos. O ideal é deixar a disposição itens de uso não evidente, como rolos de papel – alumínio, e estimular os pequenos a conferir utilidade a ele, montando lunetas, binóculos ou cornetas, por exemplo.
6 – Deve – se permitir levar brinquedos de casa?
Sim. As crianças gostam de fazer isso para mostrar aos outros quem são e do que gostam. Também o fazem para ter por perto um objeto pessoal com o qual se identificam e têm familiaridade. Combinados com a turma e com as famílias sobre emprestar os objetos para os colegas brincarem, ter cuidado para não danificá – los, misturá – los ao acervo, perder os esquece – los ajuda a evitar problemas. É valido elaborar uma lista coletiva do que não é legal levar, dos brinquedos que não se quer emprestar, que tenham peças muito pequenas ou que já existam na escola e divulga – la para os pais. Estipular um dia para que todos levem seus brinquedos pode ser uma alternativa interessante desde que não seja esse o único dia que eles tenham para brincar.
7 – Quais objetos fazem às vezes dos brinquedos?
Há muitos que podem enriquecer a brincadeira. Quem acha que os pequenos precisam de algo especifico são os adultos. O acervo pode ter coisas perenes, como caixas de madeira e tecidos. “Eles podem ser usados para construir diversos itens”, explica Cisele Ortiz, coordenadora de projetos do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. Lupas, fitas métricas e lanternas são ótimas para estimular a meninada a estudar e explorar o ambiente.
8 – Como evitar que a turma destrua os brinquedos?
Primeiramente, é fundamental compreender que mesmo os objetos de qualidade não são eternos. Depois, brinquedo desgastado é sinônimo de brinquedo usado. Explique às crianças de que cuidados são essenciais para manter os itens em bom estado para serem usados por outros colegas que chegarão à pré – escola no futuro, por exemplo. Novos brinquedos no acervo, principalmente aqueles que o grupo não conhece, pedem atenção. Ninguém sabe como cuidar do que nunca viu e que não sabe como funciona.
Roberta de Almeida
Educadora Infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário