A Educação Infantil e seus Objetivos
O Referencial Curricular Nacional apresenta várias orientações a serem seguidas na Educação Infantil, isso significa garantir o bem estar e desenvolvimento socioafetivo, físico e intelectual, além de assegurar o avanço na construção do conhecimento usando a didática e metodologias adequadas a cada faixa etária.
Os objetivos da Educação Infantil para que a criança possa:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar:
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
Estabelecer e ampliar suas relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar ambiente com atitude e curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitude de interesse, respeito e participação perante elas e valorizando a diversidade;
Esses objetivos também devem ser usados com as crianças portadoras de necessidades especiais, pois o Referencial é inclusivo, é igual para todos, e os educadores que devem se ajustar e adaptar-se com a realidade de sua sala de aula.
O Referencial Curricular Nacional apresenta várias orientações a serem seguidas na Educação Infantil, isso significa garantir o bem estar e desenvolvimento socioafetivo, físico e intelectual, além de assegurar o avanço na construção do conhecimento usando a didática e metodologias adequadas a cada faixa etária.
Os objetivos da Educação Infantil para que a criança possa:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar:
Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social;
Estabelecer e ampliar suas relações sociais, aprendendo aos poucos articular seus interesses e ponto de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar ambiente com atitude e curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas ás diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitude de interesse, respeito e participação perante elas e valorizando a diversidade;
Esses objetivos também devem ser usados com as crianças portadoras de necessidades especiais, pois o Referencial é inclusivo, é igual para todos, e os educadores que devem se ajustar e adaptar-se com a realidade de sua sala de aula.
Roberta Almeida
Educadora Infantil
Educadora Infantil
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