quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mix Tape Perseguição

Para ler ouvindo Como nossos Pais, com Elis Regina, do CD Falso Brilhante de 1976.

Elis Regina Carvalho Costa, nascida em Porto Alegre no dia 17 de março de 1945 e falecida em São Paulo no dia 19 de janeiro de 1982 – ontem completou-se 28 anos de sua morte trágica e prematura –, deixou vasta e brilhante obra na música popular brasileira.
É considerada por boa parcela de músicos e público como uma das maiores cantoras de todos os tempos da MPB.
Elis Regina começou a carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado “O Clube do Guri”, na Rádio Farroupilha.
O estilo musical interpretado ao longo da carreira percorria assim o "fino da bossa nova", firmando-se como uma das maiores referências vocais deste gênero. Aos poucos, o estilo MPB, pautado por um hibridismo ainda mais urbano e “popularesco” que a bossa nova, distanciando-se das raízes do jazz americano, seria mais um estilo explorado. Já no samba consagrou Tiro ao Álvaro e Iracema (Adoniram Barbosa), entre outros. Notabilizou-se pela uniformidade vocal, primazia técnica e uma afinação a toda prova. O registro vocal pode ser definido como de uma mezzo-soprano característico com um fundo levemente metálico e vagamente rouco.
Desde a década de 1960, quando surgiram os especiais do Festival de Música Popular Brasileira (TV Record), até o final da década de 80, a televisão brasileira foi marcada pelo sucesso dos espetáculos transmitidos; apresentando os novos talentos, registravam índices recordes de audiência. No Festival conheceu Chico Buarque, mas acabou desistindo de gravá-lo devido à impaciência com a timidez do compositor. Elis participou do especial Mulher 80 (Rede Globo), um desses momentos marcantes da televisão; o programa exibiu uma série de entrevistas e musicais cujo tema era a mulher e a discussão do papel feminino na sociedade de então, abordando esta temática no contexto da música nacional e da inegável preponderância das vozes femininas, com Maria Bethânia, Fafá de Belém, Zezé Motta, Marina Lima, Simone, Rita Lee, Joanna, Elis Regina, Gal Costa e as participações especiais das atrizes Regina Duarte e Narjara Turetta, que protagonizaram o seriado Malu Mulher.Elis Regina faleceu aos 36 anos em decorrência de uma overdose de cocaína, tranqüilizantes e bebida alcoólica, causando grande comoção nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário