sábado, 9 de janeiro de 2010

Descanso e Diversão*

Como entreter e ensinar seus filhos nas férias escolares?
Com a chegada das férias de verão, as crianças têm muito mais tempo para se divertir, com jogos, videogame, piscina, praia, televisão, internet, entre outras opções.
No entanto, apenas o descanso e o ócio podem fazer a criança interromper o seu processo de desenvolvimento.
Por isso é importante tornar a rotina dos filhos e sobrinhos mais educativa sem transformar as férias em algo chato, não as deixe dividas entre a televisão, o computador e o sono.
Balanceie as atividades, pois o aprendizado pode estar em tudo, e não só nos aparelhos eletrônicos, ou em uma quadra de futebol e basquete.
Estimule a prática de esportes, mas esteja atento ao gosto da criança e principalmente respeite a sua escolha.
Incentive o pequeno a jogar e a brincar, pois o jogo exercita a reflexão, o conhecimento do meio externo e o respeito ao próximo.
Os pais podem organizar roteiros culturais nos quais os filhos possam aprender enquanto se divertem. Levem as crianças para conhecer livrarias, folhear livros e se familiarizar com o ambiente. Não é preciso comprar nada, apenas apresentem gibis e revistas para incentivar a leitura.
Em um passeio, o adulto pode demonstrar interesse pelos hábitos locais, o que com certeza despertaria o interesse da criança.
Levá-la a lugares históricos, a visitação de monumentos, praias, parques e lugares históricos, conhecer a gastronomia da região, enfim, os pais podem organizar passeios pela cidade. Aproveite as oportunidades de diversão barata que Paraibuna – cidade de gente bonita e região nos oferecem, pois qualquer atividade pode levar a criança a um aprendizado informal.
O bom aproveitamento depende da maneira com que a ação é desenvolvida, por isso os pais devem assumir a responsabilidade educacional do filho no período de férias, continuando o trabalho que é feito na escola durante o ano letivo.
Uma ferramenta que pode ser usada ao favor dos pais é sem dúvida nenhuma a internet, mas tem que saber como interagir com a criançada, procurando brincadeiras, apresentando novos sites - uma dica é o - http://www.dobrasdaleitura.com/ -, e principalmente controlando o tempo de navegação.
Muito importante é a diversão e descontração dos pais também, pois dessa forma a criança não vai imaginar que o passeio e as outras atividades são obrigações para os adultos.
Os pais devem sempre dialogar e incentivar a consciência crítica.
A presença dos pais ajuda a criança a internalizar hábitos muitas vezes já aprendidos na escola. Com isso, as férias também ajudam a fortalecer os vínculos familiares.
Portanto aproveite o tempo livre, mas nunca se esquecendo de procurar referências culturais para ensinar a sua criança.

*conteúdo exclusivo do informativo Perseguição news # 002 - Jan 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário