sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Lembra do grunge?

Aquele movimento musical cujos integrantes usavam camisas de flanela e faziam caras sorumbáticas e um som pesado e depressivo... Lembrou?
A sonoridade de bandas como o Nirvana, o Soundgarden e o Mudhoney, veio como uma antítese total em relação à descartabilidade conceitual do glam metal.
A introdução é só pra tentar situar um contexto que permita entender o lançamento de novos discos de duas das bandas mais importantes daquela época. Uma está viva novamente depois de perder seu vocalista; a outra nunca deixou de tocar e hoje é objeto de culto para muita gente. Me refiro ao Alice in Chains e ao Pearl Jam.
“Black Gives Way to Blue” é o disco que marca o retorno do grupo liderado pelo excelente guitarrista Jerry Cantrell. William DuVall substituiu o antigo vocalista, Layne Stanley (morto por causa de uma overdose de heroína em 2002), mostrando o mesmo registro de voz do falecido. Mesmo assim, não deixa de imprimir uma nuance mais personalizada em alguns momentos do novo trabalho. A qualidade de “Black Gives Way to Blue” é tão alta que deixa claro que o Alice in Chains fez a coisa certa: reconectar as raízes sonoras que fizeram a banda receber os devidos créditos como uma influência dos anos 90 a ser considerada pelas futuras gerações.
Enquanto isso, o Pearl Jam acaba de lançar “Backspacer” e certamente vai deixar um gosto amargo na boca daqueles que ainda se prendem a um sentimento de nostalgia quando ouvem o nome da banda, aquela turma que diz ser fã, mas que só conhece as canções do disco Ten que viraram videoclipes. O nono disco de estúdio da banda expõe em menos de 40’ de duração que os caras não estão muito preocupados em voltar a ser o exemplo perfeito de sucesso comercial.
Muita gente começou a gostar de música por causa destas duas bandas. E pode ter a certeza de que tanto o Alice in Chains quanto o Pearl Jam ainda merecem a sua atenção. Hoje é aniversário do meu primo Samuel, ele curte Peral Jam e vai ganhar este CD. Minha prima Kátia também faz alguns muitos anos hoje, mas ela não é do rock, portanto vai ficar ouvindo Os Saltimbancos, pra relembrar a velha infância...

Um comentário:

  1. Caro primo Frê, saltibancos é sacanagem rsrsrsrsr...Mas o que importa é que já fiquei importante estando no seu blog hihihihi.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir