terça-feira, 28 de abril de 2009

Os Trapalhões

Embora existisse desde 1966, como Os Adoráveis Trapalhões (Além de Ted Boy Marino, Ivon Cury, e Wanderley Cardoso), a formação clássica do grupo surgiu em 1975. Nesta época, na TV Tupi, Didi, Dedé, Mussum e Zacarias já se chamavam apenas Os Trapalhões. A consagração veio no programa da Rede Glóbulus, que estreou em 1977 e ficou no ar até 1995, sempre aos domingos às 19h.
Os verdadeiros nomes d'Os Trapalhões:
Didi: Antônio Renato Aragão.
Dedé: Manfried Sant'anna.
Mussum: Antônio Carlos Bernardes Gomes.
Zacarias: Mauro Faccio Gonçalves.
O nome completo do personagem de Renato Aragão era: Didi Mocó Sonrisal Colesterol Novalgina Mufumu.
Além de atuar n'Os Trapalhões, Mussum tocava no Grupo Os Originais do Samba.
Renato Aragão era craque em paródias, de Roberto Carlos a Ney Matogrosso. Era impagável a imitação de Amelinha, sucesso no início dos anos 80. Mas nada era mais engraçado do que Didi vestido de Maria Bethânia, com aquela vasta peruca e as pernas cabeludas. A primeira vez que apareceu assim foi em 1980, eu tinha apenas um ano, mas tenho o DVD...rs, no vídeo Didi canta Teresinha de Chico Buarque. Virou um clássico que Didi teve que repetir o personagem várias vezes.
Zacarias "pereceu" no dia 18 de março de 1990 e Mussum, em 29 de julho de 1994... Cacildis, já faz tempo. Façam suas apostas quem será o próximo, Didi ou Dedé?
Duas abertruras ficaram famosas. A primeirapermaneceu no ar até 1983 e nelas Os Trapalhões apareciam em forma de caricatura. Eles espiavam em uma janela uma mulher de biquíni e, quando se aproximavam, viam que era uma vaca. A outra, lançada em 1987 (essa eu me lembro bem...rs), também era um desenho, mas todo computadorizado e Os Trapalhões apareciam de forma mais real: Didi, vestido de presidiário, fazia embaixadinhas com a bola de ferro presa por correntes em seu pé; Dedé era um frentista que se distraía com uma mulher boazuda e fazia o motorista quase se afogar na gasolina; Mussum aparecia com um chapéu de palha numa fazenda, e um ovo caía no rosto de Zacarias enquanto ele tentava caçar passarinhos.
Nos anos 80, dois personagens foram imortalizados por Didi. O pobretão e azarado Aparicio, que sempre obedecia fazendo tudo o que o narrador mandava. E o anão Ananias, um anão loiro de cabelos enrolados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário