sábado, 28 de março de 2009

Rock ou n’ Roll

Existe alguma diferença entre Rock e Rock n’ Roll? Segundo o autor da mais respeitada historiografia do gênero musical, Charlie Gillett, que escreveu “The Sound of the City”, Rock n’ Roll é o original americano, dos anos 50: Bill Haley, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e Cia.
Já o Rock são todas as variações posteriores, surgidas a partir dos anos 60, começando pela Inglaterra dos Beatles e Rolling Stones e logo abrangendo, em escala global, tudo e mais um pouco: da Jovem Guarda que a minha mãe adora, aos Sex Pistols que a molecada de hoje está descobrindo, dos Mutantes que faz experimentos ao U2 que é febre mundial, de Raul Seixas que todo adolescente que gosta de rock tem a obrigação de conhecer a White Stripes que a Julianta adora.

Segundo Charlie Gillett, o termo Rock descreve as derivações Rock n’ Roll pós 64, data da invasão britânica nos Estados Unidos.

E você leitor, qual a sua banda de rock ou de rock n' roll preferida?
Deixe o seu comentário, quem sabe não posso escrever sobre ela em uma próxima postagem. Mesmo que seja uma banda das antigas, faça o seu comentário sobre ela. As bandas de rock n' roll da atualidade, e lógico a sua opinião é muito importante para o Blog do Caranga, participe. Abração, té+!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário