segunda-feira, 16 de março de 2009

Eu ouvia muito Nirvana, e você?

Lançado no dia 24 de setembro de 1991, Nevermind entrou nas paradas da Billboard no número 144. Em outubro, tinha vendido 500 mil cópias. Em novembro, um milhão. E em dezembro, com a proximidade do Natal, nada menos que 70 mil cd's por dia, o que significa cd pra caralho. No dia 11 de janeiro de 1992, o álbum do Nirvana derrubou Dangerous, de Michael Jackson, do topo das paradas e detonou toda uma onde de bandas de Seattle. E mais do que isso: apresentou para o mundo um estilo de rock alternativo, o grunge.
De onde veio o título para Smells Like Teen Spirit? Foi mesmo do desodorante? Teen Spirit é um famoso desodorante americano. Um dia Kurt e uma amiga estavam tendo uma pequena discussão sobre revolução juvenil, ficaram bêbados e a garota escreveu na parede "Kurt smells like teen spirit" (Kurt cheira a Espírito Juvenil). Kurt foi inspirado por isso, achava que podia ser o tipo de pessoa capaz de incitar uma rebelião juvenil. Ele escreveu a música. Ela apenas achava que ele cheirava ao desodorante. Kurt não conhecia o nome do desodorante e afirmou que raramente o havia usado.
E sobre Rape Me, de onde veio esse nome? Kurt sempre insistiu que não era direcionada à imprensa, mas um verso da música é direcionado a um artigo na revista Vanity Fair e ao seu autor Lynn Hirschberg. "My favorite inside source", Lynn afirmava ter conseguido a informação de que Courtney Love usou heroína durante toda a gravidez de uma "fonte interna". A canção em si é sobre justiça (como Kurt próprio informou). Um rapaz estupra uma garota e termina na prisão onde é estuprado.
Stay Away foi originalmente chamada "Pay To Play" e foi gravada com este nome. Uma mudança de gosto de último momento causou a mudança.
Breed foi originalmente chamada "Immodium" baseada no remédio que o líder do Tad usou em uma de suas turnês pela Europa.
In Utero passou por duas mudanças de título. Originalmente deveria se chamar "I hate myself and want to die" e depois "Verse-Chorus-Verse". Ambas são músicas das sessões de In Utero.
Na manhã do New Music Seminar em 23 de julho de 1993, Kurt sofreu uma overdose de heroína. Sua esposa Courtney Love, injetou nele uma droga ilegal usada para acordar pessoas com overdose. Ele subiu ao palco e fez sua atuação. Ninguém notou nenhuma diferença.
Em janeiro de 1993, a bande se apresentou no festival Hollywood Rock em São Paulo no dia 16, no estádio do Morumbi, e no Rio de Janeiro, dia 23, na Praça da Apoteose do Sambódromo. Completamente fora de si, Kurt Cobain fez dois shows selvagens com a banda. Em São Paulo ironicamente (ou não?), tocou "Rio", do Duran Duran. No fim do show, já sozinho no palco, destruiu sua guitarra e de quebra, demoliu a bateria de Deve Grohl. No Rio de Janeiro, Cobain fez a detonação de praxe e ainda cuspiu numa das câmeras (da Rede Globo) que estava transmitindo o show ao vivo.
Entre uma apresentação e outra no Brasil, no dia 22, o Nirvana fez algumas gravações no estúdio da BMG, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro. Entre as músicas registradas lá, estão "Gallows of rubbing alcohol flow through the Strip", que virou faixa bônus do cd "In Utero", e "Drunk in Rio (Closing Time)", uma parceria de Kurt Cobain com a esposa Courtney Love, que acompanhava o marido na turnê.
Existiram duas outras bandas chamadas Nirvana, uma foi um grupo do início dos anos 60 que teve apenas um pequeno hit e a outra foi uma banda Cristã do início dos anos 80.
Ao todo a banda Nirvana lançou 8 cd's e um box.
Bleach, de 1989; Nevermind, de 1991; Incesticide, de 1992; In Utero, de 1993; MTV Unplugged in New York, de 1994; From the muddybanks of Wishka, de 1996; Nirvana (coletânea com a inédita You know you're Right), de 2002; Sliver - The best of Box (um cd repleto de demos), de 2005 e a caixa With the lights Out (caixa contendo 3 cd's com inéditas e demos com outras roupagens, além de um dvd), de 2004.
E você, também ouvia Nirvana? Qual o cd da banda de Seatlle você mais curtiu? Comente sobre o Nirvana e outras bandas que surgiram das garagens do grunge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário