quinta-feira, 11 de abril de 2013

Esporte & Saúde


Comportamento que domina a pessoa pode indicar compulsão

Quando jogos, sexo, internet ou compras resultam em prejuízo, é hora de procurar ajuda especializada
João costumava se divertir quando apostava na loteria e Maria, quando estava infeliz, ia fazer comprar no shopping para se sentir melhor. Tudo bem não fosse o fato de que, recentemente, ele quase perdeu a casa da família no bingo. Já ela estourou o limite do cartão de crédito e está atolada em dívidas.
Um comportamento pode ser sadio e inofensivo quando dá prazer ou faz alguém se sentir melhor. Mas, segundo especialistas, também pode assumir contornos compulsivos se passar a dominar ações ou causar prejuízos à pessoa ou àqueles que a cercam.
Isso vale para drogas ilícitas, mas também para o jogo, o sexo, a internet, a comida, os esportes, entre outros.
Compulsão por comida
Se o comportamento parece nunca ser suficiente para a pessoa, isso pode ser um sinal. Por exemplo, um apostador que gastava 10 r$ no jogo, hoje acha que o valor é pouco e não se contenta, e com isso acaba gastando quase tudo o que tem.
Dependência múltipla
Um agravante adicional é que, em muitos casos, a pessoa que desenvolve uma relação de dependência com um comportamento pode ter outros problemas.
Nessas situações, é comum existir a comorbidade quando a pessoa além da compulsão também tem outra doença, como a depressão, por exemplo. Nesse caso o tratamento deve incluir psicoterapia, para compulsão, e medicamentos para tratar outros problemas, como a depressão.

Entendendo mais sobre o assunto

A compulsão ocorre quando a pessoa perde o controle de determinado comportamento. Ela sente um forte desejo de fazer o que lhe dá prazer ou de afastar um mal-estar.
Essa perda de controle geralmente causa problemas no dia a dia e na vida da pessoa, fazendo com que a pessoa perca dinheiro, tenha problemas emocionais ou até mesmo doenças.

A compulsão pode ser relacionada ao uso de substâncias químicas, como drogas lícitas ou ilícitas (cigarro, álcool, maconha e cocaína). Ela também pode estar ligada a situações prazerosas como fazer compras, comida, ficar horas no computador, fazer sexo ou jogar.

Saiba mais

Diagnóstico – Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas a sensação de perda e de liberdade ou de controle diante de um comportamento são indícios de que a pessoa precisa de ajuda. Tal comportamento causa prejuízo e atrapalha a vida da pessoa ou de quem convive com ela.
Sinais – Fique atento se você pensa “vou beber só um pouco”, mas não sem se embriagar, ou “vou jogar um pouco”, mas se endivida.
Quando a pessoa passa a ser criticada por amigos ou familiares por determinado comportamento sem controle, isso pode ser um sinal.
Tratamento – São indicados a terapia com um psicólogo especializado em dependência e/ou tratamento com um psiquiatra e medicação.
Buscar atividades esportivas ou voluntárias, algo que lhe dê prazer, ou a ajuda de grupos (Alcoólicos Anônimos, por exemplo) podem ajudar.

Conheça alguns tipos de compulsão

Compulsão por jogos – aposta a dinheiro começam baixas, mas ficam maiores e viram dívidas. O processo fica doentio e causa danos ao portador do problema e à família dele.
Compulsão por jogos e bebidas é um problema para familiares
Compulsão sexual – a pessoa tem um comportamento sexual excessivo e não consegue se controlar em relação a isso.
Dependência de internet – a pessoa não consegue se controlar ao usar a internet e acaba ficando em frente ao computador de forma excessiva.
Amor patológico – ocorre quando o amor deixa de ser saudável e fica sem controle, passando a ser prioritário ao indivíduo.
Ciúme excessivo – o ciúme torna-se doentio quando passa a causar angústia e prejuízo significativo, tanto à pessoa amada quanto ao indivíduo ciumento.
Compras compulsivas – preocupação excessiva e perda de controle sobre o ato de comprar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário