segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O bom da vida na Melhor Idade


Eles já estão aposentados e não tem tantas obrigações no dia a dia, poderiam ficar assistindo TV ou repousando, mas eles são diferentes, e querem mesmo é curtir a vida.
Aqui em Paraibuna-cidade de gente bonita, o pessoal da Melhor Idade não tem descanso, e nem querem. O negócio deles é se movimentar, aproveitando a companhia dos amigos em atividades físicas, jogos, festas e passeios.
O dia deles começa com uma oração: o Pai Nosso, momento em que eles pedem proteção para o dia todo.
Ginástica às segundas, quartas e sextas e vôlei adaptado as terças e quintas.
Além disso no CAAMI eles jogam dominó, buraco, fazem aulas de danças, de coral, coreografias e caminhadas no estádio municipal Amador Celeste.
Todos os anos essa galera participa do JORI (Jogos Regionais dos Idosos), e dependendo da classificação em algumas atividades, a pessoa ainda pode representar Paraibuna no JOI (Jogos dos Idosos) que acontece a nível estadual. A época em que se aproximam os jogos, eles treinam para fazer bonito e conquistar medalhas. Em edições anteriores, nossos atletas já trouxeram medalhas de São Vicente e Santos.
Para Seu Hugo Fonseca, 75 anos, o legal é estar entre os amigos, à convivência entre o pessoal da Melhor Idade é gratificante, “Isso nos ajuda a viver”. Após sofrer uma queda e fraturar o fêmur, Seu Hugo tem certa dificuldade em realizar alguns movimentos, mesmo assim ele se exercita em uma bicicleta ergométrica para estar junto dos amigos. “O movimentar do corpo é muito importante quando se chega à minha idade”, disse. Seu Hugo destaca que tem muito carinho pela professora Cristiana, por ela dar uma atenção especial a todos eles: “Ela é uma menina muito legal, nos coloca pra cima, e sempre que chego a bicicleta está aqui pra eu usar”.
O convívio com o pessoal da Melhor Idade também fez bem a saúde de Dona Tita, 70 anos, que antes de fazer parte do grupo convivia com problemas cardíacos, e hoje, com a regularidade dos exercícios físicos, consegue manter sua freqüência cardíaca normalizada.
Já Seu Zé Juquita, 68 anos, também sentiu muita diferença na saúde. No grupo há 6 anos, Seu Juquita disse ter emagrecido 17 kilos com os exercícios e uma dieta balanceada.
De acordo com Doutor Irineu, os exercícios mais indicados para pessoas com mais idade, são as caminhadas e atividades ligadas ao fortalecimento muscular, pois melhoram a postura e evitam quedas.
Irineu também ressalta que as atividades físicas evitam o diabetes e a hipertensão, além de combater a obesidade, doenças cardíacas e respiratórias e melhora a ação dos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário