segunda-feira, 9 de julho de 2012

Educando para o futuro


FALTA DE REGRAS CLARAS

       A falta de clareza nas regras que devem ser seguidas na escola é uma das causas das dificuldades na educação. Se a escola não tem um procedimento padrão bem definido e bem orientado para o que pode e não pode ser feito pelos alunos, ou para o que deve ser feito pelos professores em cada situação, para educar os alunos ou para proceder em casos difíceis, isso pode trazer conseqüências indesejáveis para as crianças.
     A falta de regras claras dificulta a ação dos professores nos problemas, e mesmo na rotina do dia a dia. Para os alunos, causa insegurança, dificultando o aproveitamento do aprendizado proporcionado pela instituição de ensino. As crianças costumam se sentirem perdidas, sem saber o que fazer, quando não há as quem as oriente e as controle.
     Essa situação extremamente prejudicial à autoestima dos alunos. Crianças que não se dedicam a algo produtivo, organizado e regrado tem uma tendência muito maior à baixa autoestima. E daí surge problemas que irão afeta-las não só na infância, mas também por toda sua vida.
     Quando a criança age sem supervisão e não tem impulsos e vontades controlados, percebe que esta em um ambiente no qual não recebe orientação de linguagem. Essa situação no longo prazo traz sofrimento para ela, que sente como se estivesse abandonada.
     É muito importante lembrar: toda criança precisa de referencias colocada pelos pais e pelos professores, para Crescer de modo saudável, por isso a tranqüiliza, melhora sua autoestima e lhe dá segurança para se desenvolver.
      As regras devem ser sempre claras e objetivas e, de preferência, estar expostas por escrito, para que não deixem dúvidas sobre seu conteúdo, e para serem um referencia visual para a criança.



ROBERTA ALMEIDA
Educadora Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário