terça-feira, 22 de maio de 2012

Amizade e boa ação com os Escoteiros de Paraibuna-cidade de gente bonita

O Grupo Escoteiros Paraibuna-cidade de gente bonita foi fundado no dia 11 de março de 2006 pelo chefe Paulo “Purga”. Depois várias tentativas em trazer o escotismo para a cidade, “Purga” conseguiu o apoio, como por exemplo, a sede do grupo que fica no Fundão.
Três patrulhas se formaram no início, e semanas depois nasceu uma patrulha feminina, com isso a tropa passou a se chamar “Martin Pescador” - pássaro presente na bandeira do município.
Tempos depois foi fundada a tropa Sênior Tamoios e já no final de abril daquele ano, realizaram o primeiro acampamento no bairro do Itapeva, foram dois dias de muito escotismo.
Ainda em 2006, participaram de sua primeira missa nacional escoteira em Aparecida, de onde trouxeram para Paraibuna, a imagem de Nossa Senhora.
O GEP é dividido em ramos. O Lobinho, por exemplo, atende as necessidades de crianças de 7 a 10 anos, com ênfase no processo de sua socialização. Já o ramo escoteiro tropa mista Martim Pescador, ficam os jovens entre 11 e 14 anos, e nesse ramo o objetivo é aumentar os conhecimentos e a autoconfiança, ensinando o jovem a viver em equipe.
No ramo Sênior, são os escoteiros de 15 a 17 anos e o programa educativo visa aumentar os conhecimentos e treinamento para o desenvolvimento físico, moral, intelectual, espiritual e social. Introduzindo valores de vida, autodomínio, coragem, amizade, respeito e autoconfiança para enfrentar qualquer situação. O Clã Pioneiro é o ramo em que ficam os jovens adultos, ou seja os irmãos mais velhos de 18 a 21 anos. O programa educativo visa aumentar a integração do jovem ao mundo, voltando-se ao serviço a comunidade e o exercício de cidadania.
O Escotismo é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. Com proposta do desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de valores que priorizam a honra e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o eles assumam seu próprio crescimento, tornar-se exemplos de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
Hoje cerca de 30 jovens e 7 escotistas fazem parte do Grupo de Escoteiros de Paraibuna-cidade de gente bonita, trabalhando sempre por um mundo melhor, seguindo os princípios do fundador Baden Powell.
Vale lembrar que o Escotismo e a maior associação de jovens do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário