sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cinemané

Filme "12 Horas"    -    Estreia: 13 de abril 

 

"12 Horas" configura uma estreia mediana do diretor brasileiro Heitor Dhalia em Hollywood

O que esperar de um filme de suspense? Que ele te proporcione fortes emoções. Como fazer isso de uma forma inovadora se está tudo tão gasto? Infelizmente, o diretor brasileiro Heitor Dhalia não conseguiu responder à questão em sua estreia em Hollywood com o filme 12 Horas
Dhalia, que no Brasil dirigiu, entre outros, O Cheiro do Ralo e À Deriva, notadamente suas obras mais autorais e que o projetaram no cenário nacional, seguiu exatamente o script hollywoodiano sobre como fazer um filme de suspense. Em 12 Horas, ele contou a história de Jill (Amanda Seyfried, de O Preço do Amanhã) que ao chegar a sua casa depois de uma noite de trabalho não encontra sua irmã Molly (Emily Wickersham, de Eu Sou o Número Quatro).
 
 
Esse acontecimento faz emergir os traumas de um sequestro que ninguém acredita. Jill afirma que foi a única que conseguiu escapar de um serial killer e que é esse o destino de sua irmã, caso não seja encontrada a tempo. No entanto, a polícia se recusa a ajudá-la dado que nunca houve qualquer prova de que um dia ela tenha sido sequestrada e considera tudo como alucinações. Diante disso, Jill parte sozinha para encontrar o assassino e salvar sua irmã.
A história não promete muito, assim como o filme. As fortes emoções esperadas não acontecem e, ao assistir ao longa, ele demonstra ser mais didático que uma escolha correta de uso da linguagem cinematográfica. Soma-se a tudo isso o desnecessário e excessivo recurso de flashbacks, tornando o filme cansativo e lento. Uma pena que a opção do diretor foi escolher esse viés, pois deixou 12 Horas, que poderia ser mais rico, simplório.
Ainda assim, é interessante ver o filme para entender a sua abordagem sobre como é possível lidar com traumas. Esse tema se encaixa com o papel da atriz Amanda Seyfried, que deixa de ser a vítima ou a menina romântica de seus filmes anteriores para se assumir uma personagem mais forte, com vários problemas para lidar, e que toma fortes decisões.  

12 Horas (Gone) – 94 min
EUA – 2011
Direção: Heitor Dhalia
Roteiro: Allison Burnett
Elenco: Amanda Seyfried, Emily Wickersham, Jennifer Carpenter, Daniel Sunjata, Wes Bentley, Sebastian Stan, Katherine Moennig, Joel David Moore, Jordan Fry, Michael Paré.
 
THOMAZ
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário