sábado, 13 de fevereiro de 2010

Abram alas para o Perseguição news*

Carnaval na terra da Pamonha

O Carnaval é uma herança de várias comemorações realizadas na antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para comemorar grandes colheitas e principalmente louvar divindades. É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as “saturnais”, realizadas na Roma antiga em exaltação a Saturno, deus da agricultura. Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas.
Havia até mesmo uma espécie de avô dos carros alegóricos. Eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de “carrum navalis”, algo como carro naval, pois tinham formato semelhante a navios. Alguns pesquisadores enxergam aí a origem do nome “carnaval”.
A maioria dos pesquisadores, porém acham que a expressão vem de uma outra expressão latina: “carnem levare”, mais ou menos a tradução de “retirar, ou ficar livre da carne”. Isso porque na Idade Média, essas velhas festividades pagãs foram incorporadas pela Igreja Católica, passando a marcar os últimos dias de “liberdade” antes das restrições impostas pela Quaresma - ou seria “Coresma’’? Não sei, tenho que perguntar ao Padre Dimas...né???
Mas, nesse período de penitência para os cristãos (durante os 40 dias antes da Páscoa), o consumo de carne era proibido. A variação da data do Carnaval se deve justamente à variação da data da Páscoa – que no hemisfério sul, sempre acontece no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono.
Determinada a data do feriado cristão, basta retroceder 46 dias no calendário (40 da Quaresma, mais 6 da Semana Santa) para se chegar à Quarta-Feira de Cinzas. A comemoração do Carnaval adquiriu diferentes formas nos países católicos e no Brasil não foi diferente, sejam as marchinhas, os frevos, os funks, ou mesmo os sambas de enredo, o Carnaval é uma das maiores festas do nosso país.
Aqui em Paraibuna – cidade de gente bonita os foliões devem lotar o pátio da Rodoviária, para curtirem o som da banda Gv2, a banda se apresenta nas cinco noites de Carnaval, sempre a partir das 23h.
Hoje tem o desfile da Mocidade Alegre de Paraibuna, Escola de Samba com mais de 280 componentes. Destaque também para os blocos que todo ano dão sua palhinha de bom humor pelas ruas da cidade, mostrando seus batuques e marchinhas que divertem e homenageiam figuras da nossa terra.
Exemplo do Bordo Elétrico, que este ano fará uma justa homenagem a José Maria Esteves, o popular Zé Maria Sapinho. Aliás o Bordo Elétrico é tão conhecido que durante o ano todo nos deparamos com pessoas vestindo as camisetas comemorativas do bloco, e isso não só em Paraibuna, mas também nas cidades vizinhas, já que muitos foliões vem de fora para curtir o Carnaval, e a Pamonhada, que pra este ano espera um recorde de público. Os organizadores pedem também a participação de moradores que queiram trabalhar como voluntários neste evento que acontece no Largo do Mercado
O Carnaval de Paraibuna - cidade de gente bonita tem tradição por ser um dos melhores do Vale do Paraíba, por isso recebe maior público a cada ano. Em 2010 não será diferente, mas o importante é curtir com muita alegria e sem violência. Bom Carnaval.

* conteúdo exclusivo do informativo Perseguição news # 0003 Fev 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário